Sobre a Carruagem



A Carruagem Encantada de Ana Jansen uma das lendas mais populares de São Luís, Ana Jansen, mulher rica, poderosa e, segundo alguns, muito malvada com seus escravos, teria sido condenada a pagar seus pecados vagando eternamente pelas ruas da cidade numa carruagem puxada por cavalos decapitados. A carruagem sai do cemitério do Gavião, em noites de quinta para sexta-feira, conduzindo Ana Jansen, que oferece uma vela acesa ao infeliz que encontra pela frente. Na manhã seguinte, porém, a vela se transforma em osso de defunto.

Essa assustadora história, antes restrita ao imaginário dos ouvintes, ganha forma a partir da dinâmica da linguagem dos quadrinhos, recurso usado para atrair as gerações mais jovens, a fim de que possam conhecer e valorizar este aspecto da nossa cultura popular.




A proposta pedagógica da "Lenda da carruagem encantada de Ana Jansen em quadrinhos" é estimular a leitura, aguçar a curiosidade e motivar o conhecimento da história e cultura do Maranhão, tornando-a ideal para aplicá-la nas aulas de Português e História. Outra boa utilização é na disciplina de Arte, pois os quadrinhos, além de utilizarem linguagem e códigos próprios, possuem na sua composição anatomia, perspectiva e os elementos básicos da linguagem visual, tais como ponto, linha, plano, cor, forma, volume, luz, ritmo, movimento e equilíbrio. Possuem também os recursos visuais característicos do cinema: plano geral, primeiro plano, close, etc.